Feliz 2016

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Relato de um feliz 2016

"Dessa vez não vou esperar dar 00h do dia 31, afinal o ano muda no calendário mas se formos reparar o que muda na realidade?
Muitas pessoas iniciam o novo ano fazendo juras e promessas, pedindo perdão e declarando amores. Ai chega meio perto do carnaval e todos os dizeres foram esquecidos. O que faz o novo ano ser realmente novo pra você? Essa é minha pergunta. Na virada de 2014 para 2015 eu olhei para o céu e agradeci, e antes de qualquer promessa (que não fiz) decidi pedir: PAZ e FÉ. E posso me sentir grata, pois 2015 foi um ano bom pra mim. Os obstáculos aparecem e de vez em quando um chacoalhão também, mas eles me tornaram forte e firme para seguir meus passos. Cada novo dia um novo objetivo a ser alcançado. O que pedir para 2016? Não sei, mas agradecerei e muito pelos 365 dias que se findam. Hoje, tal como a água do mar, passo minhas ondas pelos grãos que traçaram meu 2015 na areia da vida; recolho conchinhas.... Deixo a espuma dos pensamentos se renovarem e assim me faço límpida para receber o 2016 e seus desenhos na areia. Não sei se terei corais, ou singelas conchas. Não sei se terei ondas calmas ou um mar revolto... Não sei, na verdade ninguém sabe o que esperar dos novos 365 dias. Então vou silenciar a alma, aquietar o coração e pedir... que o Criador pegue em cada mão, que nos guie e que descarregue esperança no nosso olhar. É a vida que segue, é renovação que chega não apenas no calendário, mas naquele que se permite ser renovado a cada singelo amanhecer!"
Feliz 2016!
(Vanessa Haas e EU )

LISTA

A sorte de ter bons amigos. Um café fresquinho. Um banquinho para os pés cansados. Uma palavra de conforto. Um suspiro de alívio. Presença da natureza. Cheiro de terra molhada. A imensidão do mar. A gratuidade do afeto. A esperança como saldo. O pagamento da prestação vencida. O prato vazio e a barriga satisfeita. O coração farto de alegria. A liberdade do pensamento. O respeito pela vida. A ilusão da poesia. A ausência de adultices. O exagero dos sonhos. A floreira na janela. A porta aberta para a vida. A coragem para seguir em frente. A amizade por decreto. E isso é só o começo..."
(Ita Portugal)

Feliz Natal ...

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015



 

Presentes

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

"Não importa se você é do time que torce contra ou a favor das trocas de presentes no final de ano, o que importa de verdade é a sua disposição para amar".
Um presente é uma representação física do que um dia viajou do nosso coração até o pensamento....e de lá ganhou o mundo na forma de uma ideia materializada.
(Vanelli Doratioto)

Relato de natal

A árvore de Natal tem 3 metros de altura, bolas vermelhas e douradas, presentes enrolados com papel colorido e um enorme emaranhado de luzinhas que chegam até a estrela e somem de vista. Essa intermitência arrebata meus pensamentos rotineiros, carregados de estresse.. e parada... admirando esse pisca-pisca que encanta de uma maneira infantil, pura, genuína. É uma daquelas coisas que fazem sentir-se bem, sem razão, sem motivo, um bem intermitente,.. É assim todo ano na época do Natal. Enfeitar a casa, montar a árvore com muitas bolas coloridas, enfeites diversos, presentes e luzes, muitas luzes... No dia da véspera, se acorda sempre bem cedo, os últimos retoques ainda em construção, ouve-se muitas gargalhadas entre conversas e brincadeiras. Quando a noite chegar, a mesa estará posta, o cantinho dos presentes cheio (dos verdadeiros e dos falsos, para fazerem volume), a árvore lá no alto, linda e imponente, a família toda reunida em volta, rindo muito, tirando fotos, trocando presentes... Será Nata...l!
(Vanessa Lemos)

Luz natalina

Encontrar a luz natalina, a verdadeira essência do natal.
O Natal precisa voltar a ser esperança e caridade, amor e cumplicidade e aos poucos se transformar em uma vida com razão de ser propagada... os olhos brilhantes das crianças, os risos fáceis dos avós, os abraços calorosos dos irmãos e as mãos estendidas aos necessitados. Devemos levar as luzes do Natal por todos os dias de nossas vidas, porque assim se transformam e se enriquecem e os passos se tornam mais fáceis, mesmo em meio as orvalhadas lágrimas e que no fim se constitui no seu sentido verdadeiro, a vida.
Natal, luz nas estradas. Natal, vida encontrada.
(Maria Eneida)

Natal chegando....

Pois é ... natal, ano novo, chegando... época do ano que geralmente deixa as pessoas naturalmente mais felizes... Por mais que muitas não liguem para o significado religioso do natal, e gostem da data apenas pelo fato de que ganharão presentes, farão viagens, reunirão a família (e comerão muito), não dá para negar a magia que Dezembro traz. Todas as luzes, as decorações, os enfeites, tudo nos remete a uma ideia de alegria extrema, é como se sorrisos estivessem por todos os lados, contagiando...
Nos fazem refletir e reviver... lembrar... pessoas que vieram e das que se foram... das oportunidades perdidas e dos sonhos realizados, e por mais que tentemos escapar ... todas essas memórias atingirão como um míssil teleguiado. É o efeito da proximidade do ano novo disseminada pelo vento, com todas as suas promessas de renovação, mudanças e novas perspectivas. E o que nos restará... aproveitar cada segundinho perto da família, dos amigos, brindando e aguardando que o ano novo atinja todas as expectativas criadas na virada, e nos faça riscar no próximo 31 de dezembro, todos os itens da nossa listinha de planos para o ano que se foi.
(Christine Alencar)

Dormir ....

Quando dormimos, as ruas e avenidas cerebrais são invadidas por impulsos elétricos mais lentos, que se revezam com estímulos ultra-rápidos, criando-se imagens oníricas e fantasiosas, reforçadas de um colorido extravagante e de histórias aparentemente desencontradas. Essa estrutura é responsável por importantes processos relacionados à memória, ao aprendizado e às emoções...Nessas horas, com os padrões elétricos experimentamos as sensações irrestritamente, como grandes pintores de nossas próprias telas, sem preocupação com a combinação das cores ou a nitidez das formas e contornos. O pintor confunde-se com a obra, confunde-se com as próprias cores de sua carne. O pincel, a tinta, o pintor, a tela, tudo voa. ..
(Paulo Spolidório)

Trilha sonora

Tem gente que diz que a vida deveria ter trilha sonora. Tem gente que já tem a sua própria trilha.... músicas para trabalhar ou descansar; músicas para pegar a estrada para a praia, para o campo, para a casa da avó, correr, cantar no banho ou sair dançando sozinho, músicas que combinam com o seu signo; sons para embalar finais de semana, feriados e até as segundas-feiras menos inspiradas...
E você...? Já escolheu a sua trilha sonora do dia..
(Laura Campos)

Mundo digital

É lindo ver o mundo se tornar digital.
Mas todos nós precisamos vigiar para que ele nunca deixe de ser humano e pessoal. Afinal, fomos nós que criamos a tecnologia para servir a raça humana. A internet que nós criamos veio para melhorar e mudar muitas coisas. Mas tem coisas que ela não pode e não deve mudar.
Amigos não podem ser feitos só pela internet. Nem amizades, nem laços de família mantidos por e-mail e mensagens curtas.
Não é o GPS que vai guiar a vida. Nem é papel do Waze ensinar seu filho qual o melhor caminho a tomar na hora da tormenta. Afinal, não é o Wi-Fi que mantém a nossa conexão com aquelas coisas inexplicáveis, divinas, que só a raça humana tem a senha. Por isso lembre-se:
É fim de ano...!
Feche os olhos, olhe para dentro e faça um download só de coisas boas.
Que aí você vai ver que de todos os aplicativos que nós fomos capazes de criar, nenhum é melhor que o aplicativo que você tem dentro de você chamado Emoticon heart
( Nizan Guanaes)

Natal

Natal é noite maior e a mais aguardada... Com esta noite regressam memórias de gente feliz de outrora, de lares cheios que não voltam, de tempos de euforia que deixaram de o ser. A saudade existe também e dói e faz parte da mesma noite da alegria e da paz.
Vem aí o Natal... a esperança de ser tão bom quanto outrora, pode renascer. Mesmo aos não religiosos, o Natal pode trazer esse calor de uma grande família, como o ainda mais intenso calor de um grande amor e de uma noite romântica bem mais especial, Essa noite de encanto, que nós a fizemos assim, vai estar ainda nas camas de hospital, nos lares de velhos abandonados, tal como nas casas cheias de crianças a correr...Mas devemos lembrar-nos todos que todas as noites são, afinal, assim. As mesmas alegrias e insanáveis tristezas existem todas as noite que não a de Natal. Mas nessa noite tudo ganha uma outra dimensão, para exaltações ou depressões, porque nós assim o quisemos. E só assim pode ser.
Um Feliz Natal, é sempre o que se deve desejar. Apenas porque um desejo só pode ser algo bom. E para a noite mágica de tantos e mesmo para a triste de outros, o desejo de noite feliz é a única realidade verdadeiramente comum a todos. (Alexandre Bazenka)
"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar"...
(Marcelo Camargo)

verdadeira beleza

Ao começar a digitar eu dei uma olhada para o céu... e as estrelas começaram a brilhar... e eu lembrei de quando eu achei a beleza no meio desses sonhos de constelações. Ao longe observava um ponto de luz, e de repente essa gota de luz caía nos meus ombros e afagava meus cabelos, rodopiava entre meus dedos e entrelaçava meu corpo. Uma luz diferente, uma luz confortante, uma luz familiar, uma paz de abraço bom, de realidade verdadeira e de sonhos que antes eram somente filetes que a qualquer momento podiam arrebentar, mesmo sendo um fio forte e duradouro.
O tempo então parou e essa gota de luz se aproximou...e pude ouvir seus sons, ver seus detalhes.. .A luz bela de seus movimentos, muitas vezes confusos, me mostraram que a beleza real é aquela vivenciada nos momentos certos e sentida, mesmo sem ter maiores explicações, porque somente vive bem aquele que está livre das incoerências do mundo tão atribulado. Olhando o céu, eu ainda consigo observar essa luz, que é própria de estrela que se descobre a cada noite e que em seu caminho possa encontrar o meu novamente. E no fim beleza verdadeira se sente...se encontra e se fixa pra sempre na alma, sem determinações de tempo e espaço.
(Maria Eneida)

Entusiasmo ...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Entusiasmo lembra dedicação, interesse, encanto, felicidade e afeto. Remete diretamente ao desejo e às vontades. Põe cores vivas em certos encontros, em determinadas conversas e até em alguns silêncios. Ilumina algumas dúvidas, certas faltas e até determinadas partidas.
Pressupõe vencer o desânimo, ultrapassar a aridez dos corpos sem alma, superar o peso dos tempos difíceis. Em sua jurisprudência, o desalento não tem vez, nem o cansaço, o vazio, os encontros suspensos até segunda ordem. Entusiasmo exige amor pelo momento, entrega, dedicação. Sua ausência pinta de cinza a casa inteira, enche a vida de descrédito, aumenta o ângulo pelo qual vemos as perdas, as partidas, os adeuses. Entusiasmo é exatamente como no poema.
– Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és no mínimo que fazes.
(Ana Laura Nahas)

Caixinhas...

"Abre as caixinhas de mimos que você guarda bem escondidas no fundo da alma... as caixinhas onde você escondeu seus melhores sonhos, seu olhar mais doce, sua voz calma, e as lágrimas de emoção... rompe os lacres, deixa as esperanças fugirem e transformarem-se em realidade, deixa aquelas risadas gostosas livres para contagiarem a todos, deixa escapar o melhor de ti. Abre os cadeados da alma... liberta tua vida para que a felicidade a veja... e perdidamente por ti se apaixone!!"
(Gi Stadnicki)



Pensamento

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

...sempre:

Que ...

Que possamos dar as mãos mediante os problemas cotidianos. Que os sonhos não fiquem dormindo no travesseiro, enquanto a vida voa escancarada lá fora.
Que possamos abrir os olhos com a certeza que faremos algo melhor para o próximo. Que a jaula chamada ingratidão fique longe das nossas conversas, dos nossos destinos.
Que todos usem palavras doces mesmo que por um segundo no dia. Que os olhos enxerguem a paz envolta no coração das pessoas através de atitudes benevolentes.
Que sejamos crianças coradas e sapecas por minutos, antes que o tempo se encarregue de nos fazer esquecer o quão maravilhoso é o perfume da inocência nas mãos.
(Ju Fuzetto.)

Reencontro

... pois bem sabemos que a bebida é uma enzima que cataliza o diálogo. Todos já tinham completado mais de quarenta invernos e raras e inesquecíveis primaveras.
– Há dez anos atrás, como estavam vocês nesse tempo?
Silêncio na mesa. Todos quietos com o foco do olhar para pontos diferentes no ar...Todos bebiam, mas quando o copo não estava em contato com a boca, os lábios se apertavam espremidos um contra o outro formando algo parecido com uma parábola com a concavidade para baixo. Estavam cheios de nunca mais nos pensamentos... com o castelo em que um dia moraram e brincaram de rei. Como animar a mesa depois que o pretérito imperfeito e o futuro desse presente havia se instaurado entre eles? De repente, ocorreu-lhe uma ideia que fizeram todos andarem de bicicleta na chuva.
– Há trinta anos atrás, o que vocês gostavam de fazer? Como estavam nessa época?
Ora, todos sorriram com um olhar de menino. Bola de gude, pelada na rua, praia, pipa, matar aula, carrinhos, helicópteros, cataventos, avós, chinelada de mãe, coleção de figurinhas, fogueira de São João,…
Roubava pra cacete no jogo do bafo...! Fui medalhista três vezes seguidas em corrida do saco...! Riam-se tanto que os que estavam na mesa ao lado foram contagiados e começaram a gargalhar também assim do nada.
Todos salvos pela infância.
(Misa Ferreira)

Gentileza

“A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano.”
(Joseph Joubert)
A gentileza é, pois, imprescindível, pois contagia, espalha-se, multiplica-se, cura, tornando-nos mais felizes, mais humanos, mais gente.
Sorrisos sinceros, diretos de nossos corações, sempre serão um doce remédio em meio às atribulações cotidianas... afaga a alma.
Abraços...!