“Se Você Viver Poeticamente Encontrará Felicidade”

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

“Para mim o problema da felicidade é subordinado àquilo que chamo de  ‘o problema da poesia da vida’. Ou seja, a vida, a meu ver, é polarizada entre a prosa – as coisas que fazermos por obrigação e não nos interessam para sobreviver -. E  a poesia – o que nos faz florescer, o que nos faz amar, comunicar. E é isso que é importante.  Então, eu digo que o verdadeiro problema  não é a felicidade. Porque a felicidade é algo que depende de uma multiplicidade de condições e eu diria mesmo o que causa a felicidade é frágil, porque, por exemplo, no amor de uma pessoa, se essa pessoa morre ou vai embora, cai-se da felicidade à infelicidade.
Em outras palavras, não se pode sonhar com uma felicidade contínua para a humanidade. É impossível porque a felicidade, repito, depende de uma soma de condições. Então, pelo outro lado, o que se pode dizer, pode se tentar favoritar tudo que pode permitir a cada um viver poeticamente sua vida e, se você vive poeticamente você encontra momentos de felicidades, momentos de êxtase, momento de alegria e, na minha opinião, é isso: ,”.

 Edgar Morin

Sonho

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Sonho com um balanço sobre o mar, pés na água, me trazendo a paz necessária para que eu possa compreender todas as inquietações da minha alma. Sonho com uma casinha na beira da praia em que vejo o sol nascer ao som das ondas. Sonho com um campo verdejante, sol brando na pele, ouvindo a suave melodia do vento.
Com um lugar em que as luzes artificiais não me impeçam de ver as estrelas.
Sonho que estou numa das paisagens dos quadros de Monet ou do filme “Dreams” de Akira Kurosawa, com mais cores, poesia e beleza.
Então, eu sei que vou acordar ... mas e daí...?
A beleza da vida está justamente em não nos permitir jamais deixar de sonhar...
(ANA VASCONCELOS NEGRELLI)

poemas

Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
(Carlos Drummond de Andrade)
Não escrevo poemas para despertar novas emoções. Escrevo para acordar as emoções adormecidas, esquecidas em um canto qualquer do ser humano.
Não escrevo poemas baseado nas emoções que as palavras produzem. Escrevo porque as emoções é que dão vida as palavras que muitas vezes não sabemos dizer...
Não escrevo poemas com qualquer palavra que apareça em minha mente. Escrevo pela necessidade que tenho de dizer tudo o que sinto e faço dessa arte uma válvula de escape por onde tudo o que me sufoca escorre de mim como a nascente de um rio que deságua em um oceano de razões onde minha pequena alma se afoga tendo a certeza de que as palavras sempre podem salvar-me a vida.
(Escrita por IGOR JOSÉno dia 14/07/2012 durante a aula do professor Renato Resgala, no curso de pós-graduação.)

ego

E se, de repente, o ego grudar no coração, será inevitável a falência múltipla dos órgãos.
Ju Fuzetto

Fotos

oceanos

Há milhões de oceanos na vida, na terra, em nós.
Há mistérios transcendentais nas águas ultraprofundas do mar. O fundo do mar é um trecho de nossa mente.
A vida é tão complexa quanto. A vida é tão simples como.
"Nada nunca é igual. Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E mudamos tanto quanto os oceanos."
O tempo varre muitas lembranças, mas as sensações vívidas permanecem onde a memória falha.
(lobvious.org)


homem

Que homem é o homem que não torna o mundo melhor...

Pelo caminho ...

Pelo caminho vou deixando e vou levando.
Pelo caminho vou amando e vou dizendo adeus.
Pelo caminho vou abraçando e vou acenando.
Pelo caminho vou sozinho e vou acompanhado.
Pelo caminho vou caindo e vou levantando.
Pelo caminho vou aprendendo a julgar menos e compreender mais.
Pelo caminho vou aprendendo que sou apenas um viajante neste tempo
(Abilio de Souza)

saudades....

..hoje senti saudades.... A nostalgia tomou conta de mim ... ao olhar uma criança inocentemente brincando na rua de um lado a outro, correndo com os passarinhos, um ar de liberdade, Meu coração ficou pequeno diante da saudade e das lembranças ... Saudades do tempo que nada tinha que preocupar ou pensar...Saudade do tempo que ficou para trás....Lembro-me do amanhecer dos meus sonhos...do aroma do café quentinho, do pão com manteiga. Saudades da minha adolescência... Não precisava de muito para viajar na imaginação...construtora de sonhos... Época do aroma da juventude. O passado deixou marcas.... Ah....! se pudesse parar o tempo nestas épocas e eternizar os momentos, abraços dos amigos, confidências, que ternura.... Saudades.... de embrear-me naquele mundo, que hoje não existe mais... Simplesmente saudades...
[...] " Como quando se tira um vestido velho do baú, um vestido que não é para usar, só para olhar. Só para ver como ele era. Depois a gente dobra de novo e guarda mas não se cogita em jogar fora ou dar. Acho que saudade é isso".(Lygia Fagundes Telles)

Alegria

Alegria é um bloco de Carnaval que não liga se não é Fevereiro....

Pensamento

Silêncio é quando a melodia da alma toca o céu.
(Sílvia Mello)

A canção da Alma

Lembre-se: Os silêncios mantêm os segredos, portanto, o som mais doce é o som do silêncio. Essa é a canção da alma.
Alguns escutam o silêncio na oração, outros na contemplação, respira em cada flor, voa com cada pássaro E a beleza se forma em todas as partes, não há que procurá-la, porque ela virá para tua alma e de tua alma para o Todo, lenta, suave e doce simplicidade da vida, tão plena de energia, tão plena de amor.
(Neale Donald Walsch)

2c452641270cef5cb476b075f9949bf2.gif (640×907)

Oposto

ღ Parece óbvio o que canta Lulu Santos: Não existiria som se não fosse o silêncio. Não haveria luz se não fosse a escuridão. A vida é mesmo assim, dia e noite, não e sim...". Aliás, é mas do que óbvio. É fato! Não existiria sem o seu oposto, porque a existência acontece a partir do contraste, da referência, do ponto de vista. Realidade que transcende o universo, o espaço e o tempo. ღ
(Ana Paula Silverstony)

An Artist Creates Surreal Moving Images

Silêncio

É tão fundo o silêncio entre as estrelas.
Nem o som da palavra se propaga,
Nem o canto das aves milagrosas.
Mas lá, entre as estrelas, onde somos
Um astro recriado, é que se ouve
O íntimo rumor que abre as rosas.
(José Saramago)

The Animated Photography of Julien Douvier

Música para ATIVAR e ALINHAR os Chakras com Sons da Natureza

sábado, 13 de fevereiro de 2016


refletir.....

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016