Feliz 2016

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Relato de um feliz 2016

"Dessa vez não vou esperar dar 00h do dia 31, afinal o ano muda no calendário mas se formos reparar o que muda na realidade?
Muitas pessoas iniciam o novo ano fazendo juras e promessas, pedindo perdão e declarando amores. Ai chega meio perto do carnaval e todos os dizeres foram esquecidos. O que faz o novo ano ser realmente novo pra você? Essa é minha pergunta. Na virada de 2014 para 2015 eu olhei para o céu e agradeci, e antes de qualquer promessa (que não fiz) decidi pedir: PAZ e FÉ. E posso me sentir grata, pois 2015 foi um ano bom pra mim. Os obstáculos aparecem e de vez em quando um chacoalhão também, mas eles me tornaram forte e firme para seguir meus passos. Cada novo dia um novo objetivo a ser alcançado. O que pedir para 2016? Não sei, mas agradecerei e muito pelos 365 dias que se findam. Hoje, tal como a água do mar, passo minhas ondas pelos grãos que traçaram meu 2015 na areia da vida; recolho conchinhas.... Deixo a espuma dos pensamentos se renovarem e assim me faço límpida para receber o 2016 e seus desenhos na areia. Não sei se terei corais, ou singelas conchas. Não sei se terei ondas calmas ou um mar revolto... Não sei, na verdade ninguém sabe o que esperar dos novos 365 dias. Então vou silenciar a alma, aquietar o coração e pedir... que o Criador pegue em cada mão, que nos guie e que descarregue esperança no nosso olhar. É a vida que segue, é renovação que chega não apenas no calendário, mas naquele que se permite ser renovado a cada singelo amanhecer!"
Feliz 2016!
(Vanessa Haas e EU )

LISTA

A sorte de ter bons amigos. Um café fresquinho. Um banquinho para os pés cansados. Uma palavra de conforto. Um suspiro de alívio. Presença da natureza. Cheiro de terra molhada. A imensidão do mar. A gratuidade do afeto. A esperança como saldo. O pagamento da prestação vencida. O prato vazio e a barriga satisfeita. O coração farto de alegria. A liberdade do pensamento. O respeito pela vida. A ilusão da poesia. A ausência de adultices. O exagero dos sonhos. A floreira na janela. A porta aberta para a vida. A coragem para seguir em frente. A amizade por decreto. E isso é só o começo..."
(Ita Portugal)

Feliz Natal ...

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015



 

Presentes

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

"Não importa se você é do time que torce contra ou a favor das trocas de presentes no final de ano, o que importa de verdade é a sua disposição para amar".
Um presente é uma representação física do que um dia viajou do nosso coração até o pensamento....e de lá ganhou o mundo na forma de uma ideia materializada.
(Vanelli Doratioto)

Relato de natal

A árvore de Natal tem 3 metros de altura, bolas vermelhas e douradas, presentes enrolados com papel colorido e um enorme emaranhado de luzinhas que chegam até a estrela e somem de vista. Essa intermitência arrebata meus pensamentos rotineiros, carregados de estresse.. e parada... admirando esse pisca-pisca que encanta de uma maneira infantil, pura, genuína. É uma daquelas coisas que fazem sentir-se bem, sem razão, sem motivo, um bem intermitente,.. É assim todo ano na época do Natal. Enfeitar a casa, montar a árvore com muitas bolas coloridas, enfeites diversos, presentes e luzes, muitas luzes... No dia da véspera, se acorda sempre bem cedo, os últimos retoques ainda em construção, ouve-se muitas gargalhadas entre conversas e brincadeiras. Quando a noite chegar, a mesa estará posta, o cantinho dos presentes cheio (dos verdadeiros e dos falsos, para fazerem volume), a árvore lá no alto, linda e imponente, a família toda reunida em volta, rindo muito, tirando fotos, trocando presentes... Será Nata...l!
(Vanessa Lemos)

Luz natalina

Encontrar a luz natalina, a verdadeira essência do natal.
O Natal precisa voltar a ser esperança e caridade, amor e cumplicidade e aos poucos se transformar em uma vida com razão de ser propagada... os olhos brilhantes das crianças, os risos fáceis dos avós, os abraços calorosos dos irmãos e as mãos estendidas aos necessitados. Devemos levar as luzes do Natal por todos os dias de nossas vidas, porque assim se transformam e se enriquecem e os passos se tornam mais fáceis, mesmo em meio as orvalhadas lágrimas e que no fim se constitui no seu sentido verdadeiro, a vida.
Natal, luz nas estradas. Natal, vida encontrada.
(Maria Eneida)

Natal chegando....

Pois é ... natal, ano novo, chegando... época do ano que geralmente deixa as pessoas naturalmente mais felizes... Por mais que muitas não liguem para o significado religioso do natal, e gostem da data apenas pelo fato de que ganharão presentes, farão viagens, reunirão a família (e comerão muito), não dá para negar a magia que Dezembro traz. Todas as luzes, as decorações, os enfeites, tudo nos remete a uma ideia de alegria extrema, é como se sorrisos estivessem por todos os lados, contagiando...
Nos fazem refletir e reviver... lembrar... pessoas que vieram e das que se foram... das oportunidades perdidas e dos sonhos realizados, e por mais que tentemos escapar ... todas essas memórias atingirão como um míssil teleguiado. É o efeito da proximidade do ano novo disseminada pelo vento, com todas as suas promessas de renovação, mudanças e novas perspectivas. E o que nos restará... aproveitar cada segundinho perto da família, dos amigos, brindando e aguardando que o ano novo atinja todas as expectativas criadas na virada, e nos faça riscar no próximo 31 de dezembro, todos os itens da nossa listinha de planos para o ano que se foi.
(Christine Alencar)

Dormir ....

Quando dormimos, as ruas e avenidas cerebrais são invadidas por impulsos elétricos mais lentos, que se revezam com estímulos ultra-rápidos, criando-se imagens oníricas e fantasiosas, reforçadas de um colorido extravagante e de histórias aparentemente desencontradas. Essa estrutura é responsável por importantes processos relacionados à memória, ao aprendizado e às emoções...Nessas horas, com os padrões elétricos experimentamos as sensações irrestritamente, como grandes pintores de nossas próprias telas, sem preocupação com a combinação das cores ou a nitidez das formas e contornos. O pintor confunde-se com a obra, confunde-se com as próprias cores de sua carne. O pincel, a tinta, o pintor, a tela, tudo voa. ..
(Paulo Spolidório)

Trilha sonora

Tem gente que diz que a vida deveria ter trilha sonora. Tem gente que já tem a sua própria trilha.... músicas para trabalhar ou descansar; músicas para pegar a estrada para a praia, para o campo, para a casa da avó, correr, cantar no banho ou sair dançando sozinho, músicas que combinam com o seu signo; sons para embalar finais de semana, feriados e até as segundas-feiras menos inspiradas...
E você...? Já escolheu a sua trilha sonora do dia..
(Laura Campos)

Mundo digital

É lindo ver o mundo se tornar digital.
Mas todos nós precisamos vigiar para que ele nunca deixe de ser humano e pessoal. Afinal, fomos nós que criamos a tecnologia para servir a raça humana. A internet que nós criamos veio para melhorar e mudar muitas coisas. Mas tem coisas que ela não pode e não deve mudar.
Amigos não podem ser feitos só pela internet. Nem amizades, nem laços de família mantidos por e-mail e mensagens curtas.
Não é o GPS que vai guiar a vida. Nem é papel do Waze ensinar seu filho qual o melhor caminho a tomar na hora da tormenta. Afinal, não é o Wi-Fi que mantém a nossa conexão com aquelas coisas inexplicáveis, divinas, que só a raça humana tem a senha. Por isso lembre-se:
É fim de ano...!
Feche os olhos, olhe para dentro e faça um download só de coisas boas.
Que aí você vai ver que de todos os aplicativos que nós fomos capazes de criar, nenhum é melhor que o aplicativo que você tem dentro de você chamado Emoticon heart
( Nizan Guanaes)

Natal

Natal é noite maior e a mais aguardada... Com esta noite regressam memórias de gente feliz de outrora, de lares cheios que não voltam, de tempos de euforia que deixaram de o ser. A saudade existe também e dói e faz parte da mesma noite da alegria e da paz.
Vem aí o Natal... a esperança de ser tão bom quanto outrora, pode renascer. Mesmo aos não religiosos, o Natal pode trazer esse calor de uma grande família, como o ainda mais intenso calor de um grande amor e de uma noite romântica bem mais especial, Essa noite de encanto, que nós a fizemos assim, vai estar ainda nas camas de hospital, nos lares de velhos abandonados, tal como nas casas cheias de crianças a correr...Mas devemos lembrar-nos todos que todas as noites são, afinal, assim. As mesmas alegrias e insanáveis tristezas existem todas as noite que não a de Natal. Mas nessa noite tudo ganha uma outra dimensão, para exaltações ou depressões, porque nós assim o quisemos. E só assim pode ser.
Um Feliz Natal, é sempre o que se deve desejar. Apenas porque um desejo só pode ser algo bom. E para a noite mágica de tantos e mesmo para a triste de outros, o desejo de noite feliz é a única realidade verdadeiramente comum a todos. (Alexandre Bazenka)
"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar"...
(Marcelo Camargo)

verdadeira beleza

Ao começar a digitar eu dei uma olhada para o céu... e as estrelas começaram a brilhar... e eu lembrei de quando eu achei a beleza no meio desses sonhos de constelações. Ao longe observava um ponto de luz, e de repente essa gota de luz caía nos meus ombros e afagava meus cabelos, rodopiava entre meus dedos e entrelaçava meu corpo. Uma luz diferente, uma luz confortante, uma luz familiar, uma paz de abraço bom, de realidade verdadeira e de sonhos que antes eram somente filetes que a qualquer momento podiam arrebentar, mesmo sendo um fio forte e duradouro.
O tempo então parou e essa gota de luz se aproximou...e pude ouvir seus sons, ver seus detalhes.. .A luz bela de seus movimentos, muitas vezes confusos, me mostraram que a beleza real é aquela vivenciada nos momentos certos e sentida, mesmo sem ter maiores explicações, porque somente vive bem aquele que está livre das incoerências do mundo tão atribulado. Olhando o céu, eu ainda consigo observar essa luz, que é própria de estrela que se descobre a cada noite e que em seu caminho possa encontrar o meu novamente. E no fim beleza verdadeira se sente...se encontra e se fixa pra sempre na alma, sem determinações de tempo e espaço.
(Maria Eneida)

Entusiasmo ...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Entusiasmo lembra dedicação, interesse, encanto, felicidade e afeto. Remete diretamente ao desejo e às vontades. Põe cores vivas em certos encontros, em determinadas conversas e até em alguns silêncios. Ilumina algumas dúvidas, certas faltas e até determinadas partidas.
Pressupõe vencer o desânimo, ultrapassar a aridez dos corpos sem alma, superar o peso dos tempos difíceis. Em sua jurisprudência, o desalento não tem vez, nem o cansaço, o vazio, os encontros suspensos até segunda ordem. Entusiasmo exige amor pelo momento, entrega, dedicação. Sua ausência pinta de cinza a casa inteira, enche a vida de descrédito, aumenta o ângulo pelo qual vemos as perdas, as partidas, os adeuses. Entusiasmo é exatamente como no poema.
– Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és no mínimo que fazes.
(Ana Laura Nahas)

Caixinhas...

"Abre as caixinhas de mimos que você guarda bem escondidas no fundo da alma... as caixinhas onde você escondeu seus melhores sonhos, seu olhar mais doce, sua voz calma, e as lágrimas de emoção... rompe os lacres, deixa as esperanças fugirem e transformarem-se em realidade, deixa aquelas risadas gostosas livres para contagiarem a todos, deixa escapar o melhor de ti. Abre os cadeados da alma... liberta tua vida para que a felicidade a veja... e perdidamente por ti se apaixone!!"
(Gi Stadnicki)



Pensamento

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

...sempre:

Que ...

Que possamos dar as mãos mediante os problemas cotidianos. Que os sonhos não fiquem dormindo no travesseiro, enquanto a vida voa escancarada lá fora.
Que possamos abrir os olhos com a certeza que faremos algo melhor para o próximo. Que a jaula chamada ingratidão fique longe das nossas conversas, dos nossos destinos.
Que todos usem palavras doces mesmo que por um segundo no dia. Que os olhos enxerguem a paz envolta no coração das pessoas através de atitudes benevolentes.
Que sejamos crianças coradas e sapecas por minutos, antes que o tempo se encarregue de nos fazer esquecer o quão maravilhoso é o perfume da inocência nas mãos.
(Ju Fuzetto.)

Reencontro

... pois bem sabemos que a bebida é uma enzima que cataliza o diálogo. Todos já tinham completado mais de quarenta invernos e raras e inesquecíveis primaveras.
– Há dez anos atrás, como estavam vocês nesse tempo?
Silêncio na mesa. Todos quietos com o foco do olhar para pontos diferentes no ar...Todos bebiam, mas quando o copo não estava em contato com a boca, os lábios se apertavam espremidos um contra o outro formando algo parecido com uma parábola com a concavidade para baixo. Estavam cheios de nunca mais nos pensamentos... com o castelo em que um dia moraram e brincaram de rei. Como animar a mesa depois que o pretérito imperfeito e o futuro desse presente havia se instaurado entre eles? De repente, ocorreu-lhe uma ideia que fizeram todos andarem de bicicleta na chuva.
– Há trinta anos atrás, o que vocês gostavam de fazer? Como estavam nessa época?
Ora, todos sorriram com um olhar de menino. Bola de gude, pelada na rua, praia, pipa, matar aula, carrinhos, helicópteros, cataventos, avós, chinelada de mãe, coleção de figurinhas, fogueira de São João,…
Roubava pra cacete no jogo do bafo...! Fui medalhista três vezes seguidas em corrida do saco...! Riam-se tanto que os que estavam na mesa ao lado foram contagiados e começaram a gargalhar também assim do nada.
Todos salvos pela infância.
(Misa Ferreira)

Gentileza

“A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano.”
(Joseph Joubert)
A gentileza é, pois, imprescindível, pois contagia, espalha-se, multiplica-se, cura, tornando-nos mais felizes, mais humanos, mais gente.
Sorrisos sinceros, diretos de nossos corações, sempre serão um doce remédio em meio às atribulações cotidianas... afaga a alma.
Abraços...!

Sonhe...

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ao chegar a este mundo, trazemos os olhos cheios de simplicidade e de uma alegria ingênua, contagiante...
Nessa época de infância, despreocupada e leve, quantos sonhos carregamos,,,
A imaginação corre livre... Não há limites para a mente fértil. Tudo é possível.
Mas crescemos. E a vida vai se encarregando de apagar um pouco do brilho dos nossos olhos.
Devagar, muito lentamente, passamos a colocar cada vez mais freios na alma, a exercer autocensura, a matar a imaginação...
Um sonhador é alguém que não se acomoda. Está sempre buscando algo de bom, de novo, de diferente. É um idealista, um lutador.
Permita-se,  sonhar coisas belas, buscar mudanças positivas. T
Toque as estrelas com as pontas dos dedos. Sonhe..
Sonhe, sim.
 Todos os dias, todas as horas.
 E tente fazer seus sonhos se materializarem...

“We are torn between nostalgia for the familiar and an urge for the foreign and strange. As often as not, we are homesick most for the places we have never known.” Carson McCullers

O que o vento não levou...

No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas que o vento não conseguiu levar: um estribilho antigo um carinho no momento preciso, o folhear de um livro de poemas, o cheiro que tinha um dia o próprio vento.Quem faz um poema abre uma janela. Respira, tu que estás numa cela abafada esse ar que entra por ela. Por isso é que os poemas têm ritmo para que possas profundamente respirar. Quem faz um poema salva um afogado. Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto ali- mentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olha, então, essa tua mão vazia, no maravilhado espanta de saberes que o alimento deles já estava em ti
(Mário Quintana)

lenda indigena

Marai, uma jovem e bela índia, muito amava a natureza. À noite, ficava a contemplar a chegada da Lua e das estrelas. Nasceu-lhe, então, um forte desejo de tornar-se uma estrela. Perguntou ao pai como surgiam aqueles pontinhos brilhantes no céu e, com grande alegria, veio a saber que Jacy, a Lua, ouvia os desejos das moças e, ao se esconder atrás das montanhas, transformava-as em estrelas. Muitos dias se passaram sem que a jovem realizasse seu sonho. Resolveu então aguardar a chegada da Lua junto aos peixes do lago. Assim que esta apareceu, Maraí encantou-se com sua imagem refletida na água, sendo atraída para dentro do lago, de onde não mais voltou. A pedido dos peixes, pássaros e outros animais, Maraí não foi levada para o céu. Jacy transformou-a numa bela planta, ganhando o nome de Mumuru, a vitória-régia.

Reflexão

"Uma vez perguntaram ao mestre Buda porque tão poucas pessoas iluminadas existiam. Será que é tão difícil assim perceber a própria iluminação? Buda respondeu: “Faça uma experiência. Vá ao vilarejo mais próximo e durante todo o dia pergunte a diversas pessoas o que elas mais querem na vida”. Eis que o discípulo foi e voltou no fim do dia para falar com o mestre. “Conversei com muitas pessoas. Muitas respostas. Algumas querem um bom casamento, outras desejam muito dinheiro, outras almejam fama e poder, e ainda outras querem prestígio, reconhecimento...” Então Buda respondeu: “Já tens tua resposta. Muito poucas pessoas desejam a iluminação, que é simplesmente uma vida natural e simples. Tão natural que a paz que procuram já está no vento que sopra, no ar que respiram, na nuvem que passa, no sol que aquece, e na chuva que molha".

(Isaías Costa)


Efeito Colateral

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Não precisamos ir muito longe para ver onde o mundo estacionou, basta olhar para fora da nossa zona de conforto e observar que os sentimentos de liberdade, amor, fraternidade, compaixão, caridade... caminham lentos e que o ego, fanatismo, flutua rapidamente, alçando vôos largos, rasantes ameaçando... destroçando vidas... Então, na tentativa de entender o que eu não queria... mas que sei de cor e salteado que quando o ego infla, e a ignorância sobre a fé, e os que fazem em nome dela em desejos insanos... não atinge apenas os familiares das vidas ceifadas, mas toda a humanidade é agredida...!

Silêncio....

(...) atrás de um longo silêncio existe a dor de nunca ter sido ouvido de verdade.
Parece que passou o tempo onde o silêncio cortava a alma em pedaços incalculáveis, tirava a graça de uma manhã e tal como os sintomas de uma patologia, nos mostrava que algo estava errado, que devíamos recomeçar.
Nessa falta de percepção ..
Escrevo tudo isso apenas para dizer que atrás de um longo silêncio existe a dor de nunca ter sido ouvido de verdade. Eis o motivo da nossa surdez.
(Débora Rodriguez)

Paris e Mariana

"É a lama que corre, gente que morre
É o verde que some, o medo que espalha
É o som do horror, o escuro que invade
É o choro é a dor. É o grito do mundo perdido e aflito, pedindo socorro
Carente de amor...! É a intolerância ... a maldade da vez
É a ignorância ... a tristeza infinita
É a Guerra do dia... o planeta doente
É a urgência eminente... Do cuidado e de paz"
(Tita Belliboni)

Pensamento....

DESAFOGO-ME olhando o céu que é um mar ao contrário...
(J.Castro)

Vibração positiva

sábado, 7 de novembro de 2015

Palavras abençoadas....

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Pessoas bonitas

“As pessoas mais bonitas que conhecemos são aquelas que conheceram o sofrimento, conheceram a derrota, conheceram o esforço, conheceram a perda e encontraram seu caminho para fora das profundezas.
Essas pessoas têm uma apreciação, uma sensibilidade e uma compreensão da vida que as enche de compaixão, gentileza e uma profunda preocupação amorosa.
 Pessoas bonitas não acontecem por acaso…”
(Elisabeth Kübler-Ross)

Reflita...

Viva com simplicidade...
Ame generosamente...
Cuide-se intensamente...
Fale com gentileza...
E, principalmente, não reclame...
Se preocupe em agradecer pelo que você é, e por tudo o que tem..!
E deixe o restante com Deus.
(Kelly Fagundes)

julien-douvier-animated-gif-14


Acredito ...

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Acredito na beleza de um olhar curioso diante de um novo saber.
De um sim apenas para ver o outro sorrir...
Das artes, filosofia. do encontro, uma música triste num dia de chuva,
de uma criança descobrindo o mundo, de alguém descobrindo a si mesmo, de uma risada inoportuna, da quebra de um protocolo para ajudar o outro.
Acredito na beleza quando rema contra a maré, contra as probabilidades, contra as possibilidades, das confidências ao pé de ouvido, na beleza dos olhares de compaixão. na fraqueza da voz quando confessa o inconfessável.
Acredito na beleza dos ingênuos, dos utópicos, dos idealistas. Daqueles que não tem tudo sob controle nem encaixam a vida em uma planilha.
(Sílvia Marques)

Dizem...

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Dizem que Janeiro é o mês em que a gente se desespera e decide dar um rumo novo ao nosso caminho, ou então, imagina um ano novo cheio de coisas maravilhosas. Eu discordo. Acho que o ano começa em meados de fevereiro e março. Nunca gostei muito do verão, mas agora consigo aproveitar e ser feliz com ele. Gosto de viajar de carro por estradas rodeadas com os morros mais altos, daqueles que tocam as nuvens e me fazem sentir que as dores da vida são muito pequenas. Gosto também de ruas com cheiro de marcela, e de ruas rodeadas de granjas de arroz. Vocês já viram uma granja de arroz do alto? É a coisa mais linda que existe. Gosto de ouvir “Alegria alegria”, do Caetano, antes de dormir, e do cheiro do café. Gosto de andar em qualquer meio de transporte que me permita sonhar acordada olhando pela janela.
Percebi que a maioria das pessoas que pagam de cultas na verdade sabem muito menos do que se imagina. Não gosto de gente que julga as pessoas por estilos,classe social e nem de quem abraça pela frente e te apunhala pelas costas. Gosto de rir até ter uma crise e chorar. Sinto orgulho de ter tido os pais que tive e mais orgulho ainda por saber que eles eram as melhores pessoas do mundo. Muita gente precisa perdê-los pra descobrir isso. Aliás, a maioria das pessoas não sabe o valor que as outras tem até elas irem embora...
(Sabrina Nascimento)

Câmera

A vida é como uma CÂMERA
FOQUE no que é importante, CAPTURE bons momentos,
DESENVOLVA a vida a partir de NEGATIVOS
E, se as coisas não derem certo, tire outra FOTO

"Ostra feliz não faz pérolas


Esse para mim é um dos livros mais lindos de Rubem Alves (Só perde para o Amor que acende a lua!).
Num dos textos da obra ele relembra como nasce a pérola que, na verdade, deriva de uma agressão à ostra. Essa agressão não se dá na casca e sim, no seu interior. Para se proteger do agente agressor que a fere, a ostra libera um material que a isola do intruso e que formando camadas e mais, em seu entorno, até se transformar no desejo de consumo, uma linda e reluzente pérola. Todos passamos por momentos da vida em que somos machucados, magoados. As vezes nos ferimos imensamente. As vezes essas dores são causadas por termos ferido alguém. E isso gera uma dor muito grande dentro de nós. São as chamadas "dores da alma". E assim como a ostra, nós também tentamos nos "proteger" da dor.
Para virar pérola precisamos receber a dor e aceitá-la e ter a coragem de vivê-la, senti-la, por maior que ela seja. Falar, chorar e até compartilhá-la Porque a dor que se compartilha fica mais leve, mais suportável. Não a transferimos, apenas faz com que ela deixe de nos assustar... É a partir dessa vivencia que começamos a soltar o "nácar" (material que a ostra libera) para envolver a ameaça interna que nos agride. Inicia então, a bela construção de algo melhor, bonito, pleno dentro de nós. Sofrimento que faz pérola não precisa ser sofrimento físico. Raramente é sofrimento físico. Na maioria das vezes são dores da alma. É o momento de labutar com afinco, com carinho, com amor por nós mesmos. Sem medo, sem amarras, com fé e autoaceitação.

Banho energético para o mês de Novembro

Via - Márcia Fernandes.

-.2 litros de água,
- um galho de alecrim,
- 3 folhas de manjericão,
- um galho de arruda
Macerar bem, coar e banhar-se do pescoço para baixo
Dia sexta feira

A vida

Alguém disse que chegou a primavera. O brilho do orvalho nas pétalas nascidas... há flores e cores mais vivas que outrora. Cantam os colibris e dançam as andorinhas. Pincéis pintam lembrança… e se inquieta: “Como primaverar pela vida se folhas de outono ainda caem no caminho...?”
A vida, porém, é inexorável e não espera a dor passar, ela segue em frente. Ela muda de estações mesmo quando ainda não estamos prontos. É como sentir frio no verão, ou ficar triste enquanto é primavera. O mais difícil não é tocar os dias, incrivelmente o ser humano se adapta. Mas chega uma hora em que percebemos como o tempo está passando cada vez mais rápido; enquanto feridas demoram a cicatrizar e galhos secos insistem em não caírem...
É quando se decide reinventar a primavera. Ela não precisa ser igual a dos outros, só precisa ser sua. Com seus próprios lírios e rosas e jasmins, e o perfume da sua própria história.
(Rebeca Bedone)

Impressão



... invade os olhos .. colorem. a alma.
A vida, feita das impressões sobre tudo e todos, pode ser mais bonita quando olhamos com o coração.
A impressão que os olhos tem de ver as arvores, um lago, uma casinha, um céu, é necessário que os olhos que observam façam mais que isso...que se iluminem e deixem-se viajar... ficar encarcerada nos limites de suas dimensões ... a mente livre vai interpretar os tons e à medida que se observa, se sente como se estivesse vivido esse momento. Como se pudesse sentir o cheiro da mata refletida no lago. Sentir o vento gelado do fim de tarde soprar, e olhar o céu laranja do crepúsculo refletir sua grandeza no espelho da água. O azul do céu, o reflexo dos salgueiros a oscilar ao vento e beijar a água algumas vezes, .. A paisagem celebrando a vida num fim de tarde, a mostrar gratidão e presenciando a cena... emoções que enchem o coração, um respirar fundo do cheiro de mato que traz paz à alma e amor pela vida que floresce a cada amanhecer...e sorrio então...

Dormir... ????

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A vida

A vida é como uma CÂMERA
FOQUE no que é importante, CAPTURE bons momentos,
DESENVOLVA a vida a partir de NEGATIVOS
E, se as coisas não derem certo, tire outra FOTO

O céu beija a terra

O céu beija a terra e afaga as arestas do planeta muito mais vezes do que se imagina, no decorrer desta nossa curta existência. Quando o sol espreguiçando cumprimenta delicadamente as novas alvoradas, toca em alto e bom som o sino da vida plena para todos os distraído e apressados seres. Um mantra . No exato instante em que uma flor, ainda em botão, larga seu título de menina moça e desabrocha para as abelhas se deleitarem...As joaninhas param para ouvir. As garças em voos ainda mais brancos e açucarados. É frequente pensarmos que certas distâncias na geografia do mundo são intransponíveis. Mas não. É tudo um jogo de esconde-esconde cósmico, pois o poder da vontade perpassa fronteiras. Quando uma lágrima brota no canto esquerdo de um olhar órfão. Uma cachoeira virgem acorda nas montanhas, minúsculos milagres explodem no cotidiano cinzento das cidades sem alma. A plantinha que teima em avançar sobre as ranhuras de cimento, um beija flor para lá de multicor pousa em nossas janelas atrás de balés e de mimos. Um elefante na África elege uma cachorra como companheira inseparável. Quando os idiomas se tornam inteligíveis para todas as esferas do planeta, sendo apenas traduzidos por simples sorrisos.Todas as vezes ainda em que o amor insiste em permanecer entre os homens, desabonando rancores, violências, injustiças, o céu acaba de beijar a terra. Porém não é só a terra ele beija. O céu se inclina para cada um de nós. E com uma piscadela cúmplice, nos implanta asas de seda, transformando-nos de imediato em pássaros altivos, que cuidam atentos das pequenas e grandes histórias nossas de cada dia.
(Graça Taguti)

Felicidade

Felicidade é benção....!
Permita-me um conselho: Cuide de seus canteiros com humildade. Exercite o encantamento do agricultor que se maravilha com o desabrochar da roseira mas não tenta esconder os espinhos. Toquinho, em "À sombra de um Jatobá", cantou lindamente : "Poucas coisas valem a pena, o importante é ter prazer... longe do amor de quem nos finge amar..." O importante é ter poucos e bons afetos, gente sem agrotóxico os que sabem do seu sabor, de suas lutas diárias e vitórias merecidas. Gente que se humaniza...!
Que não faz alarde de sua felicidade, mas valoriza o que vale a pena como a sombra de um Jatobá...
(Fabíola Simões)

Pensamento

"Nosso coração é diariamente lido pelos outros na palavra que emitimos,
na frase que escrevemos, no compromisso que assumimos ou nos gestos que praticamos."
(Laricy Santos)

Pensamento

“Não te escondas, não empreendas fuga.
Posicione-se ao alcance do seu sonho e, assim, correrás o risco de ser alvejado por ele.”
(Amanda Rosa)

Sabor

QUE O DIA TENHA SABOR:
Suave da PAZ
Delicado do RESPEITO
Marcante da FELICIDADE e
Doce do AMOR...
Forte da CORAGEM
Intenso do BOM HUMOR e
Especial da AMIZADE
QUE SEJA UMA EXPLOSÃO DE SABOR ...!
(Omeletras Homelet&Juliegg)

Pensamento




Olhar bem para as coisas... que de repente deixaremos de ver.... para sempre
(joão Anibal Machado)

Memória

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

[...] Eu mesmo vivo falando sobre a felicidade que mora nas lembranças e até acho que não está errado dizer que somos o que lembramos.
"Aquilo que a memória amou fica eterno", disse Adélia Prado, e eu não me canso de repetir... a memória é a presença da eternidade em mim, para que o passado volte sempre…Recordo de Santo Agostinho. Releio seu maravilhoso capítulo sobre a memória, Diz ele: Palácio maravilhoso, misteriosa, dentro da memória estão presentes os céus, a terra e o mar… E venho eu e desejo a todos o esquecimento… É que, por vezes, é preciso esquecer para poder lembrar…Por isso que Alberto Caeiro dizia que o que ele desejava era desaprender, para de novo, sentir o gosto bom de si mesmo.
Somos como um navio em que os detritos do mar vão se grudando, em meio ao muito navegar. De tempos em tempos é preciso que o casco seja raspado, para voltar de novo a deslizar suave pelas águas. Os detritos da memória depositam-se em nossos olhos, transformam-se numa nuvem leitosa, opaca, e nos tornamos cegos para o mundo a nossa volta. É preciso esquecer para poder ver com clareza, para que os olhos possam ver a beleza. Esquecer...! Ver com olhos de criança, sem memória. Sentir-se nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo…É isso que desejo para você e para mim. Recuperar o corpo sem memória da criança, para ver o mundo como se fosse a primeira vez…
(Rubem Alves)

Música

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Certa vez disse Schopenhauer que "a música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende".
A Música confunde-se com a Humanidade, no lamento dos violinos, na sutileza das gotas do piano, na união perfeita de cantos e ecos, nas lembranças residentes nas cordas da lira...
Os sons misturam-se ao silêncio como o rio que invade o mar, ora suave, lento, ora revolto, bravo, imponente.
A música, esse fio de lã esvoaçante que se desfia no ar...! Tenta o pensamento aprisioná-la, apreendê-la por completo, mas as notas não se deixam capturar. Foram criadas para serem livres.
"Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos". (Cora Coralina)
"A esperança tem asas. Faz a alma voar. Canta a melodia mesmo sem saber a letra. E nunca desiste. Nunca". (Emily Dickinson)
Enfim. .."Sem a música, a vida seria um erro". (Friedrich Nietzsche)
(Paulo Spolidório)

Signos

Image du Blog annacatharina.centerblog.net

Via - ´Márcia Fernandes.

Aries - Flor branca, orquídea branca, São Jorge
Touro - Flor Papola, São Sebastião,
Gêmeos - Flor Margarida, Cosme e Damião, (é o q - tem magoa)
Câncer - Flor Rosa amarela, N. Sra Aparecida
Leão - Flor Girassol, São Pedro
Virgem - Flor Crisântemos branco, (médium), São Lázaro, (tem que ter cãozinho )
libra - Flor Rosa branca( clarividente), N. Sra Aparecida
Escorpião - Flor violeta, Santa Ana, (visceral total, casa mais tarde)
Sagitário - Flor Copo de leite, Santa Bárbara, (melhor amigo)
Capricórnio, Flor Violeta, São Lázaro, ( maior trabalhador)
Aquário - Flor Amor perfeito, Jesus, (pé, pressão alta)
Peixes - Flor Lírio da paz, N. Sra. da Conceição, (ultima reencarnação, geralmente não casa, é intuitivo)

Infância

[...] abrir a porta da infância é um bem necessário. Contemplar os olhos da criança que fomos, reviver os seus anseios, os seus sonhos, a inquietação, a nostalgia… suspende o tempo...soterra abismos... nomeia-se estrelas,,,
(Mia Couto)

Estações da Vida

sábado, 10 de outubro de 2015

Nossa criança se desenvolveu, e então, dizemos adeus ao corpo infantil e as brincadeiras... para dar espaço as mudanças... novas adaptações, um outro olhar ...Saímos da primavera dos sonhos infantis para o verão cálido da adolescência...Sonhamos, empreendemos, buscamos, experimentamos, nos iludimos; enlutamos .... De repente, aquele tempo adolescente passa, sem sentirmos, sem querermos, sem nos darmos conta; Em um piscar de olhos, assim como passam as estações do ano, a vida passa... E então, entra em cena o nosso adulto, com novas propostas, papéis, conflitos e interesses próprios do "outono da vida". E ai, Envelhecemos...E com a velhice, chega o inverno, um tanto sombrio, porém tranquilo. Gélido, mas acolhedor... de viver recordações. Então, olhamos para trás... avaliamos vivências, algumas, nos arrependemos por termos vivido, já de outras, por termos "esquecido" de viver; algumas covardes em investir, ou mesmo ponderados demais pra se deixar envolver. A vida é assim... tudo muda, mas nunca deixamos de ser nós mesmos em essência. Misteriosamente encontraremos sempre, na memória, cada fase vivida. O mais importante é não vivenciarmos as "estações da vida" de qualquer jeito, pois um dia, elas serão as suas lembranças.
(revistaobvious)


Serenidade

A serenidade é conhecimento supremo e amor, é uma virtude, é indestrutível e cresce com a idade. O poeta que celebra, na dança dos seus versos, as magnificências e os sofrimentos da vida, o músico que lhes dá os tons de uma pura presença, trazem-nos a luz; aumentam a alegria e a clareza sobre a Terra, mesmo se primeiro nos fazem passar por lágrimas e emoções dolorosas. Talvez o poeta cujos versos nos encantam tenha sido um triste solitário, e o músico um sonhador melancólico: isso não impede que as suas obras participem da serenidade das estrelas. O que eles nos dão não são mais as suas escuridão, a sua dor ou o seu medo, é uma gota de luz pura, de eterna serenidade. Mesmo quando povos inteiros, línguas inteiras, procuram explorar as profundezas cósmicas em mitos, cosmogonias, religiões, o último e supremo termo que poderão atingir é essa serenidade.
(Hermann Hesse, in 'O Jogo das Contas de Vidro')



PERFUME DOS SONHOS

Lembranças....

Abri o maleiro do meu guarda-roupa e da minha memória para reviver as recordações de uma tenra idade... Revisitar o passado, abrindo caixas de papelão e sonhos guardados... relemos lembranças, aquelas que estavam esquecidas são acordadas e retornam vivas com seus sabores, cores e saudades... levam a uma incrível viagem através do tempo, onde se pode voar novamente num Balão Mágico para um mundo bem mais divertido e super fantástico.
A infância mora no lado esquerdo do peito. Ela colore as linhas tortas da vida quando nos perdemos pelo caminho. Voltar a ser criança de vez em quando nos ajuda a recomeçar a música, a pintura... Para preencher de esperança as lacunas dos sonhos que renascem aqui dentro da gente todos os dias.
Ao fim da minha viagem nesse balão que pede passagem para um mundo de magia, encontrei uma criança que mantém seu coração sonhando acordado. Eu só conheci o escritor Manoel de Barros quando adulta, mas ele já falava o que eu queria ser quando crescesse: “Quando eu crescer eu vou ficar criança”.
(Rebeca Bedone)

Pensamento

" Cada dia que se vive...
É UMA OCASIÃO ESPECIAL"
(Edna Araujo)