Artigo publicado em 05.03.201 👏👏👏 👏 👏 👏

segunda-feira, 7 de março de 2016

Lula presidente http://www.telam.com.ar/efemerides/01/01:


(jornalista, Sônia Zaghetto.)
Assisti ao discurso do ex-presidente Lula da forma o mais isenta possível. Obviamente não esperei grandes mudanças... mas imaginei que, dado o momento inédito em sua vida, manifestaria alguma inteligência, algum respeito aos milhões de brasileiros cujas mentes não se curvam à retórica barata. Em vão: palavras vazias, em uma fala recheada de clichês e tolices, e a velha estratégia vitimista sobre a perseguição movida pelas elites por ser o redentor dos pobres; e o desejo sádico de alimentar um pouco mais o ódio que hoje divide seus compatriotas. Observei-lhe o rosto contorcido, a expressão raivosa, a incapacidade de se reconhecer como cidadão comum, submetido às leis do país. E entendi: Lula hoje acredita piamente na imagem que ele e seus aduladores criaram. Para ele, é inadmissível que seja investigado, ou conduzido a depor: trata-se de falta de respeito.
É uma pena que Lula não tenha entre os seus quem o alerte para os excessos intoxicantes da vaidade que cega, que se ame apenas a si mesmo e não ao país. É uma pena que ninguém lhe diga, francamente, que o "rei está nu" - que sua habilidade de comunicação só funciona para os fanáticos; e a uma parcela da população cuja ausência de educação é louvada como vantagem e não como vergonha.
Despido de riquezas morais, órfão de qualidades éticas, desabituado á reflexão, embriagado pela bajulação, passará à história como fanfarrão histórico, aquém ultrapassou todos os limites, e que não consegue ver nas críticas de milhões de brasileiros a advertência severa para seus excessos.
Hoje apenas reafirmou, em rede nacional, que desconhece o significado da palavra grandeza.

0 comentários: