Reencontro

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

... pois bem sabemos que a bebida é uma enzima que cataliza o diálogo. Todos já tinham completado mais de quarenta invernos e raras e inesquecíveis primaveras.
– Há dez anos atrás, como estavam vocês nesse tempo?
Silêncio na mesa. Todos quietos com o foco do olhar para pontos diferentes no ar...Todos bebiam, mas quando o copo não estava em contato com a boca, os lábios se apertavam espremidos um contra o outro formando algo parecido com uma parábola com a concavidade para baixo. Estavam cheios de nunca mais nos pensamentos... com o castelo em que um dia moraram e brincaram de rei. Como animar a mesa depois que o pretérito imperfeito e o futuro desse presente havia se instaurado entre eles? De repente, ocorreu-lhe uma ideia que fizeram todos andarem de bicicleta na chuva.
– Há trinta anos atrás, o que vocês gostavam de fazer? Como estavam nessa época?
Ora, todos sorriram com um olhar de menino. Bola de gude, pelada na rua, praia, pipa, matar aula, carrinhos, helicópteros, cataventos, avós, chinelada de mãe, coleção de figurinhas, fogueira de São João,…
Roubava pra cacete no jogo do bafo...! Fui medalhista três vezes seguidas em corrida do saco...! Riam-se tanto que os que estavam na mesa ao lado foram contagiados e começaram a gargalhar também assim do nada.
Todos salvos pela infância.
(Misa Ferreira)

0 comentários: