O frio vencendo

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Uma estação que remete a vinhos, fondue, lareira, romantismo e elegância...e que para outros é associada à fila de hospital, nebulizador, descongestionante nasal, achim...
Resolvi partir para um terceiro viés: inverno se resume a isso?
Na Flórida, 49 pessoas foram assassinadas à queima-roupa por terem cometido a ousadia de serem gays, para lembrar que o tal "avanço da civilização" empacou e deu meia-volta. "Isso é inverno."
O estupro individual ou coletivo de uma menina, de várias, e de meninos, fazendo com que crianças se transformem em adultos com dificuldade de amar e de confiar. Isso é "frio de verdade."
Donald Trump ter chegado tão longe. Brrrrrrrr. "Petrifica."
A corrupção, o foro privilegiado, as alianças indecentes, a falta de comprometimento social, as delações canalhas da qual a Justiça se tornou dependente, a ausência de novos líderes, isso é que congela a alma e escurece mais cedo nossos dias. Quinze graus é verão. Um grau é sopa. "Abaixo de zero estão nossas perspectivas."
O que poderia nos aquecer...? Solidariedade, tolerância, educação. Três palavras ao vento que, de tão repetidas, já quase perderam o significado. Um pouquinho de humildade, menos pretensão, menos afetação, lutar por valores, que mobilizem, agreguem, aproximem pessoas. Por aí, quem sabe, a gente extraia algum calor bem antes de a primavera chegar...
(Martha Medeiros)

0 comentários: